O sitema respiratório é formado por um conjunto de órgãos que têm como função principal captar oxigênio e eliminar gás carbônico. É constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora do nosso corpo.É dividido em porção condutora e porção respiratória. A parte condutora formada pela cavidade nasal, nasofaringe, orofaringe, faringe, laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos,que são responsáveis também por umedecer, limpar e aquecer.
Fossas Nasais- desempenham três funções importantes: aquecem e tornam úmido o ar que passa a caminho dos pulmões; retêm partículas de poeira funcionando como um filtro.
Faringe- passa tanto o ar como o alimento. Para coordenar a passagem tanto do ar como do alimento, na faringe existe uma estrutura - a epiglote - que assim que o alimento chega a parte superior da faringe, a epiglote fecha a passa o ar, deixando o caminho livre do alimento para o esôfago.
Laringe- é localizada na parte superior da traquéia, a laringe constitui-se de duas membranas, as cordas vocais, que vibram quando o ar é expelido, formando o som. É um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, em continuação à faringe.
Traquéia – Sua estrutura apresentaum número variável de peças cartilaginosas do tipo hialino, as quais são revestidas por pericôndrio que se continua com um tecido conjuntivo fibroso, unindo as cartilagens entre si.
Brônquios – Possui também peças cartilaginosas na sua estrutura, elas são envolvidas por uma capa de tecido conjuntivo rica em fibras elásticas(chamada de camada adventícia).
Broquíolos – O epitélio que reveste os bronquíolos na porção inicial,é do tipo cilíndrico simples ciliado, passando a cúbico simples, ciliado ou não, na porção final.No decorrer do trajeto dos bronquíolos ,o número de células caliciformes diminui progressivamente, podendo até deixar de existir.Apresenta também uma lâmina própria delgada e constituída de fibras elásticas.
Ductos Alveolares -Entre a abertura de dois alvéolos existem fibras colágenas e elásticas, e células musculares lisas formnando feixes musculares.As fibras colágenas e elásticas, se continuam com a parede alveolar, constituindo um sistema de sustentação.
Pleura- Os folhetos são constituídos por mesotélio e por uma fina camada de tecido conjuntivo com fibras colágenas e elásticas.
Alvéolos- Cada parede alveolar é comum a dois alvéolos vizinhos, por isso denomina-se parede ou septo interalveolar. Este septo consiste em duas camadas de epitélio pavimentoso simples separadas por capilares sanguíneos, fibras reticulares e elásticas , fribroblastos e substância fundamental amorfa do conjuntivo. Além disso ele apresenta três tipos celulares distintos: 1)células endoteliais dos capilares: mais numerosas e com núcleo um pouco menor. 2)pneumócitos tipo I: também chamado de célula epitelial de revestimento, tem núcleos achatados e distantes entre si devido a grande extensão do citoplasma. 3)pneumócitos tipo II: chamados de células septais, são menos frequentes que as células epiteliais de revestimento, aparecem de preferência em grupos de duas ou três células nos pontos em que as paredes alveolares se tocam.
JUNQUEIRA , L. C. & CARNEIRO, José. Histologia básica. 8a Edição. Rio de Janeiro, Editora Guanabara koogan. 1995 .
ROSS, Michael H. & ROWRELL, Lynn J. . Histologia Texto e Atlas. 2a Edição . São Paulo, Editora Médica Panamericana. 1993.
GRUPO: LAERLANA MATOS, LEIDE JANE LEONIDIO, SANDRA MARIA, UESLEY
Nenhum comentário:
Postar um comentário